quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Intersubjetividade.



A Intersubjetividade é a relação entre sujeito e sujeito e/ou sujeito e objeto.  É  uma condição da vida social que permite a partilha de sentidos, experiências e conhecimentos "entre sujeitos". Este conceito está estreitamente implicado com a questão de saber como é que nós resolvemos as nossas diferenças, ultrapassamos os nossos pensamentos pessoais e partilhamos as nossas subjetividades com os outros . É através da intersubjetividade e do seu papel mediador no ciclo de perguntas e de respostas (no qual os indivíduos se encontram enredados) que a comunicação é possível.
A intersubjetividade está, por exemplo, no nosso relacionamento com os amigos e com a família. Está na condição de aceitarmos e convivermos com as diferenças  do outro, procurando nelas, o complemento que falta para nossa vida.  Cada indivíduo tem a sua subjetividade, ou seja, o mundo interno de todo e qualquer ser humano. Este mundo interno é composto por emoções, sentimentos e pensamentos. Lidar com os outros, nos faz aprender a ver o outro lado da moeda, nos faz menos egoísta, menos individualistas.
 As diferenças nos modos de subjetivação e constituição das subjetividades relacionam-se com a dimensão ética na medida em que esta sistematiza e justifica racionalmente um determinado código ou padrão de conduta, um determinado quadro de normas e valores e uma determinada postura a ser ensinada aos e exigidas dos sujeitos. As éticas, portanto, são como dispositivos 'ensinantes' de subjetivação: elas efetivamente sujeitam os indivíduos, ensinando, orientando, modelando e exigindo a conversão dos homens em sujeitos morais historicamente determinados.